Enquete

Você já realizou exame de glicemia para detecção de diabetes?

Sim. E o resultado foi normal - 44.3%
Sim. Foi detectado "pré-diabetes" - 23.9%
Sim. E o exame detectou diabetes - 14.8%
Não. Nunca fiz o exame - 16.5%
The voting for this poll has ended

 
 

Hormônio Antidiurético PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Hormônio Antidiurético
Secreção Inapropriada de Hormônio Antidiurético
Todas as Páginas

 

Diabetes insipidus

Por Dr Cristiano Barcellos

 

O diabetes insipidus é uma desordem resultante da deficiência da quantidade ou da ação do hormônio antidiurético e se caracteriza pela eliminação de grandes quantidades de urina, a qual também fica muito diluída.

Quando há falta de produção do hormônio antidiurético pelo sistema nervoso central, o indivíduo tem o chamado diabetes insipidus central. Quando a produção do hormônio no sistema nervoso é normal, mas sua ação nos rins não é adequada, o indivíduo tem o chamado diabetes insipidus nefrogênico.

Sob o ponto de vista clínico, o portador de diabetes insipidus apresenta excesso de volume urinário (poliúria) e muita sede (polidipsia), de modo semelhante ao que ocorre no diabetes mellitus descompensado.

O diagnóstico pode ser feito através de um teste específico (teste de restrição hídrica), o qual, além de comprovar a existência do diabetes insipidus, é capaz de diferenciá-lo entre central e nefrogênico.

Nos casos de diabetes insipidus central, o tratamento é feito com a administração de hormônio antidiurético quando a sua deficiência for total, mas podem ser utilizados medicamentos específicos quando a deficiência de hormônio antidiurético for parcial. O diabetes insipidus nefrogênico, por sua vez, é tratado com medicamentos específicos. 
 

 



 

Resumo do Curriculo

DR. CRISTIANO BARCELLOS

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1998


Título de Especialista em Endocrinologia conferido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) em 2003 Leia mais


Doutorado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 2008


Professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)


Médico colaborador do Ambulatório de Hirsutismo do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

Médico da Equipe de Retaguarda de Endocrinologia do Hospital Sírio Libanês Leia mais